quinta-feira, 28 de abril de 2011

Prefeitos denunciam uso de benefícios para angariar votos pro Hospital Regional

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, reuniram-se no gabinete do Prefeito Municipal de Canindé, prefeitos e comissões de três cidades que são concorrentes à sediar o Hospital Regional do Sertão Central.
O Prefeito Fernando Assef, de Boa Viagem, o prefeito do município de Quixadá, Rômulo Carneiro e uma Comissão de Canindé.
Em pauta foi debatida a articulação que está sendo desenvolvida pelas quatros cidades candidatas: (Canindé, Quixadá, Boa Viagem e Quixeramobim), em entrevista concedida o prefeito de Quixadá Rômulo Carneiro, em comum pensamento com os outros participantes da reunião, demonstrou bastante preocupação e insatisfação com o surgimento de denuncias sobre os métodos utilizados por participantes da campanha do município de Quixeramobim.
Segundo o gestor quixadaense relatos expõem que estaria existindo um grande e sorrateiro jogo político no qual estaria sendo oferecido benefícios financeiros, emendas parlamentares e apoio político em eleições municipais, às cidades eleitoras, a qual formalizarem seus votos à Quixeramobim.
Diante dessa situação Canindé, Boa Viagem e Quixadá, que realizam uma campanha democrática junto as outras cidades, sentiram-se desrespeitadas e resolveram unir forças e solicitar uma audiência junto ao gabinete do Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, para expor essas denuncias e requerer que sejam adotadas medidas para que prevaleça a democracia no método utilizado na escolha da cidade sede e o mais importante seja levado em conta os critérios técnicos e não politiqueiro.
Verifica-se mediante a esses fatos que a vontade do Governo do Estado em conduzir uma escolha democrática, tornou-se em seus bastidores, por parte de alguns que anseiam o Hospital Regional, uma campanha política visando benefícios eleitorais e até próprios.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vacinação contra Influenza - De 25 de Abril a 13 de Maio

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inclui este ano na população-alvo, além dos idosos a partir dos 60 anos, os trabalhadores em saúde das unidades de saúde que atendem casos de influenza, população indígena, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes. Com isso, no Ceará, a população a ser vacinada passou de 806.362 pessoas em 2010 para 1.268.205 pessoas em 2011. Este ano, a campanha se estenderá do dia 25 de abril a 13 de maio, com o dia de mobilização nacional no sábado, 30 de abril. Em 2010 foram vacinados no Ceará 638.117 idosos.

A campanha de 2011 será lançada pela Secretaria da Saúde do Estado e pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza na sexta-feira, 29 de abril, às 9 horas, no Centro de Cidadania Aluísio Ximenes, Rua Dom Lino, 1.000, Rodolfo Teófilo.

A Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde vão mobilizar 27 mil pessoas durante o período da campanha para realizar a imunização de pelo menos 80% da população-alvo. A vacinação acontecer4á em unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Serão 1.690 postos fixos e 7.300 postos volantes de vacinação, transportados em 2 mil veículos terrestres que estarão à disposição da campanha. Um posto de vacinação funcionará na sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas.

A vacina trivalente que será aplicada imuniza contra a influenza A sazonal (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B. Crianças de 6 meses a menores de dois anos receberão duas doses de 0,25 ml, com intervalo mínimo de três semanas. Dos 3 a 8 anos, as crianças receberão duas doses de 0,5ml, com intervalo de 30 dias. Adultos e crianças a partir de 9 anos receberão dose única de 0,5 ml. A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também devem evitar a vacina.

Durante a campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria da Saúde do Estado também estará imunizando contra hepatite B. Devem ser vacinadas todas as pessoas na faixa etária de zero a 24 anos que ainda não tomaram a vacina ou aqueles que ainda não completaram o esquema de três doses para a imunização contra hepatite B.

Prefeito Prefeito de Madalena declara publicamente apoio a Quixeramobim para sediar Hospital Regional

O Prefeito de Madalena Wilson de Pinho participou neste sábado 16 do Programa liberdade a voz do povo através  oportunidade na qual declarou que seu voto no processo de escolha do município que sediará o hospital regional do sertão central será para o município de Quixeramobim. Na opinião do Prefeito, seguramente Quixeramobim é a cidade que reúne as melhores condições geográficas e estruturais, além de ser a pioneira nas ações de saúde voltadas para a região, citando como exemplo o hospital regional Dr. Pontes Neto.
Wilson de Pinho vem desde o primeiro momento participando das reuniões sobre a implantação deste importante equipamento de saúde, pautando sua conduta na retidão de caráter e na serenidade que lhe é peculiar, sua decisão foi pensada e devidamente analisada, possibilitando que o mesmo viesse a público neste momento divulgá-la com segurança e convicto do voto que será manifestado no próximo dia 09 de maio por ocasião do processo de escolha  da cidade sede do hospital.
Que este exemplo possa se estabelecer como regra, e que no final não haja vencidos e nem vencedores, que possa prevalecer sobretudo o fortalecimento dos 20 municípios que integrarão a macroregião de saúde,  que as decisões daqueles que terão o direito de voto, represente uma linha de raciocínio lógico e racional, honrando palavras empenhadas e priorizando o interesse regional, que neste momento histórico para a região, as querelas de cunho meramente políticos ou bairristas sejam deixadas de lado.