terça-feira, 28 de junho de 2011

O DESCASO DE BOA VIAGEM

Será que ainda demora chegar às eleições? Não aguento mais tanta incompetência por parte desse nosso "povo" Boaviagense. Vocês foram uma maioria que levou nos braços o outrora inestimável candidato à prefeitura! Inestimável, pois ele era praticamente ovacionado a cada contato, a cada aparição nas ruas a pedir votos (SEU VOTO DE CONFIANÇA).
A fonte inabalável de sorrisos do povo de Boa Viagem não tem mais porquê de existir. Não sei se por vergonha ou por arrependimento... Ela não sorri mais. A cidade hoje está na mesa de cirurgia... Está na UTI da incompetência... Com os dois pés no caixão político. Alguns perguntam o que ainda precisa acontecer a nossa amada Boa Viagem para ela reagir; outros esperam que ela piore para se aproveitarem, como sempre fizeram; para se promoverem mais uma vez.
Uns choram suas palavras, assim como eu; em sites, em casa, nas ruas, nas conversas de esquina e outros nos bares da vida. Eu não aguento mais ver a cidade pegando fogo e tendo que vir gente de fora apagar. Eu não aguento mais ser massa de manobra, em eleições que A MAIORIA SIMPLESMENTE ESQUECE de um passado tão próximo! Eu não quero um prefeito perfeito, que graça teria? Eu não quero um prefeito simpático, que suba em seu sorriso e o faça de palanque. Eu quero uma administração para o povo e com o povo.
Quero que a prefeitura seja na praça, nas ruas, nos bairros, na minha, na sua e em todas as casas! É pedir muito? Certamente. Mas eu, estou fazendo a minha parte; estou votando de acordo um as minhas lembranças que não me fazem esquecer de desmandos que podem durar uma administração inteira.
Eu queria que Deus olhasse pra cá, mas se Ele olhar mais, certamente, iremos queimar com Sua raiva, de ver tanta gente dissimulada numa cidade só, gente que se faz de desentendida para melhor passar, que faz de tudo e se utiliza de todos os meios para contorcer a verdade, criando factóides a seu favor, que brinca com a ignorância política e dependência de muitos para vender idéias retrógradas e com prazo de validade vencido.

Eudson Maia de Queiroz Júnior
Médico Veterinário

segunda-feira, 27 de junho de 2011

BOA VIAGEM TEM ALGUMA COISA A VER COM ISSO?


Cidades pobres, prefeitos ricos

Quem não conhece ou nunca ouviu falar de histórias de gente que entra na vida pública só para se arrumar?
27.06.2011| 01:30
A triste notícia de que mais de um terço de prefeituras do Ceará – entre grandes, médias e pequenas – está atolada em corrupção, conforme vem mostrando uma série de reportagens do O POVO, deixa algumas lições. A principal delas é o reforço do estigma de cidades cearenses cada vez mais paupérrimas, onde falta praticamente tudo em serviços públicos, em contraste com suas elites políticas locais, cada vez mais nababescas. Quem não conhece ou nunca ouviu falar de histórias de gente que entra na vida pública só para se arrumar? Que entra puxando uma cachorra, e de repente passa a desfilar em carrões, adquire coberturas na Capital – onde, inclusive, passa a morar e despachar -, e a usar testas-de-ferro para despistar o patrimônio das autoridades? Esquemas fraudulentos e generalizados em licitações, como o que o Ministério Público do Estado está jogando à luz, ajuda a explicar a trágica distorção.

MUITO DINHEIRO SUJO E CAIXA DOIS
O escândalo da hora também permite algumas leituras políticas. Indo ao ponto. Você, dileto leitor/internauta, tem ideia da fortuna que é torrada em uma disputa política municipal? Ninguém tem. Mesmo naqueles locais miseráveis, perdidos no mapa, é impossível estimar. Nem mesmo por quem disputa o poder nessas localidades. O fato é que correm rios de dinheiro, geralmente com duas características marcantes. Primeira: é grana suja, que entra de forma invisível, na base do velho caixa dois. Segunda: geralmente, é despejada por quem se beneficia dos gestores de plantão. É onde entra a livre atuação das quadrilhas, para os “combinemos” em contratos para obras e prestação de serviços.


A REELEIÇÃO AJUDA A EXPLICAR
Há dois anos e meio, no rastro do resultado eleitoral que definiu o atual mapa de prefeitos no Ceará, veio a observação de que fomos o Estado, em nível de País, com o maior número de gestores reeleitos. Nada menos do que 75% dos prefeitos que disputaram a reeleição conseguiram um segundo mandato consecutivo. O Norte/Nordeste do Brasil, que carrega, historicamente, o estereótipo de corrupção e patrimonialismo na política, detém os maiores índices. Depois do Ceará, vem a Paraíba (74,3%) e Acre (73,3%) com os maiores índices de prefeitos reeleitos. É coincidência? Na política, isso quase não há. Deve haver muitos motivos para um prefeito ser reeleito. Inclusive nobres. Talvez. Mas chama a atenção o empenho e a dinheirama onde isso acontece – que como dito acima, é totalmente incompatível com o tamanho do município.

QUANTO MAIS TEMPO, PIOR
Um levantamento feito por este colunista mostra que nada menos do que 25 das 68 administrações na mira do MP, sob suspeita de roubalheiras, tiveram os prefeitos reeleitos em 2008. Isso, em se tratando do mesmo gestor ou gestora. O número mais do que dobra, quando considerado que o eleito foi apoiado pelo prefeito e/ou grupo anterior. Esquemas dessa profundidade não se instalam em alguns meses de mandato. Um know how tão sofisticado, como o instalado nas entranhas dos municípios, da forma como vem sendo aperfeiçoado, é coisa que vara muito mais do que uma gestão. E o pior dessa relação fraudes/reeleição: um esquema plantado em uma prefeitura para um mandato de quatro anos já é devastador. Imaginemos o tamanho da perversidade quando essa colheita maldita é pensada para o longo de oito anos.


Erivaldo Carvalho - O POVO.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

BOA VIAGEM MEU AMOR COMO TE MALTRATAM!

CE entre os que mais desmatam
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Ceará

Ceará destruiu 440,19 km² da Caatinga em 2009. Total fica abaixo de períodos anteriores, mas Estado continua sendo o segundo que mais destrói o bioma. Dos 20 municípios que mais derrubam vegetação, quatro são do Ceará

22.06.2011 01:30

Ceará e Bahia são os estados que mais desmatam a Caatinga, entre os dez monitorados ( ) O Ministério do Meio Ambiente divulgou no último dia 17 dados que apontam para diminuição do ritmo de desmatamento na Caatinga. No Ceará, enquanto se destruiu em média 646,71 km² do bioma, entre 2002 e 2008, foram 440,19 km² devastados em 2009.

Apesar da diminuição, é como se, em um ano, área pouco maior do que os municípios de Fortaleza e Maracanaú juntos tivessem sido destruídos. Em todo o Brasil, foram 1.921 km² de Caatinga destruídos em um ano.

Entre dez estados com ocorrência da Caatinga, o Ceará continua sendo o segundo que mais destruiu o bioma, atrás apenas da Bahia, que devastou 638,35 km² entre 2008 a 2009. No Ceará, ficam quatro dos 20 municípios brasileiros que mais desmataram a Caatinga (veja no mapa abaixo a lista dos dez municípios cearenses que mais destruíram o bioma).

Para a coordenadora do projeto Mata Branca, Maria Tereza Farias, Bahia e Ceará são os que mais desmatam porque são os dois estados com maior área de Caatinga. “Se os outros desmataram tudo, não serve de referência”, avalia. De acordo com ela, o projeto do Governo do Estado já capacitou 1.069 pessoas em projetos de conservação da Caatinga.

Maria Tereza também questiona sobre quanto da perda vegetal registrada pelos satélites é clandestina e quanto é autorizada por manejo de áreas florestais.

O coordenador do Núcleo do Bioma Caatinga do Ministério do Meio Ambiente, João Seyffarth, confirma que os satélites não diferenciam áreas de manejo florestal de áreas desmatadas. “Existem muito poucos planos de manejo aprovados na Caatinga e isso representará pouco no quantitativo total”, defende.

Carvão, lenha e pasto
Na avaliação do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetraece), Moisés Braz, tem havido maior conscientização por parte dos agricultores, mas ainda há derrubada. “Principalmente nos últimos três anos a gente tem identificado maior preservação. As queimadas diminuíram muito”, pontua. Para ele, porém, os grandes responsáveis pela destruição da Caatinga são as empresas carvoeiras e de retirada de lenha.

O prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, diz que a queima da vegetação para criação de gado é a principal causa dos desmatamentos na região do município. “Falta uma presença maior do governo federal e estadual. Do jeito que está o problema sério”, resume.


ENTENDA A NOTÍCIA

O ritmo de destruição diminuiu de forma tímida: de 0,28% ao ano entre 2002 e 2008 para 0,23% em 2009. Apesar disso, sobram apenas 53,4% da Caatinga, que abrange áreas dos nove estados nordestinos e Minas Gerais.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cid Gomes Inaugura AÇUDE UMARI

 O município de Madalena, no Sertão Central, foi beneficiado na manhã deste domingo (12) com entrega da Barragem Umari, um dos grandes sonhos da população que há anos sofria com a falta de água. A Barragem foi inaugurada pelo governador Cid Gomes, que na ocasião anunciou a construção de duas adutoras no município. Juntas, as obras de construção de Barragem e das adutoras, somam o investimento de mais R$ 42 milhões em obras hídricas só no município. "O Governo do Estado tem procurado dá uma atenção especial a quem vive no Interior, particularmente a quem vive no campo, e não acredito que essas pessoas possam melhorar de vida sem que dois grandes desafios sejam solucionados, a falta de energia e água. Hoje inauguramos a primeira etapa desse projeto que vai resolver de vez aquele que era um dos maiores problemas de Madalena", destacou Cid.
A obra, que tem capacidade para armazenar 35,4 milhões de metros cúbicos de água, vai barrar o Riacho da Serra. Em sua construção o Governo do Estado, através da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), e em parceria com o Banco Mundial, investiu R$ 28 milhões. Cerca de 20 mil pessoas que vivem na sede do município e em comunidades vizinhas serão beneficiadas com a entrega da obra. Segundo do gestor estadual dos Recursos Hídricos, César Pinheiro, já foram abertas duas compotas da Barragem. "A Barragem já está abastecendo a cidade, que há quinze dias estava sem água. E em cerca de dez dias vamos começar as obras das adutoras", informou o secretário.
Já a construção das adutoras deve envolver recursos da ordem de R$ 14 milhões. A primeira adutora vai beneficiar diretamente a população da sede de Madalena. A segunda, vai levar água do distrito de Macaoca até o distrito de Lagoa do Mato, localizado no município de Itatira. "Essas obras fazem parte de um projeto do Governo do Estado que em parceria com o Governo Federal vai garantir que todas as casas do Ceará tenham um ponto de água até o final de 2014", explicou Cid Gomes.
O prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, agradeceu ao Governador a construção da Barragem com a entrega do Título de Cidadão Madalenense. "Essa é a obra mais importante da história do nosso município. O que antes era uma promessa e sonho, virou realidade na gestão do Cid. E a população que agradecer também a construção de escolas, creches, calçamentos e tanto apoio que a nossa cidade vem recebendo desse Governo", destacou o Prefeito. O vice-governador do Estado, Domingos Filho, que estava presente na solenidade, também recebeu a honraria. "Cid não fez a promessa, ele fez foi a obra", discursou o Vice-governador durante a homenagem.
Cid Gomes também agradeceu a população de Madalena anunciando que em breve as obras da estrada que liga o município a sede de Quixeramobim, também no Sertão Central, vão chegar à cidade. "Essa obra além de garantir que os usuários façam esse percurso em segurança, vai facilitar o acesso da população a saúde. Em Quixeramobim vai ser construído o Hospital Regional do Sertão Central para atender toda essa Região", finalizou Cid.
A solenidade em Madalena contou com a presença do secretário estadual das Cidades, Camilo Santana; o presidente da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra), órgão responsável pelas obras da Barragem, Leão Montezuma; o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta; o deputado federal, Domingos Neto; e deputado estadual, Théo Menezes.